Na sessão ordinária desta terça (08), o Vereador Nal Barroquiel, solicitou ações de conscientização, limpeza e combate a dengue no município.
De acordo com a indicação 026/2025, será enviado ofício as secretarias de Obras de Administração Pública e Saúde, Superintendencias de Vigilância Sanitária e Agricultura, para que essas pastas realizem conjuntamente as ações de limpeza e combate.
" Em razão de demanda recebida em meu gabinete, no exercício do poder-dever de fiscalização parlamentar sob os atos do Poder Executivo, fui procurado por cidadãos indignados com o aumento de casos de dengue. Uma moradora do distrito de Cruzaltina me relatou que um dos pontos críticos e que serve de criadouro do mosquito da dengue é o prédio da escola desativada. Moradores do distrito de Bocajá relatam a mesma situação. Motivo pelo qual, se faz necessário mutirão de limpeza, a ser realizado pelas pastas mencionadas na indicação." Justificou.
Já na indicação 027/2025, solicita que a secretária de educação, Cultura, Esporte e Lazer, Elizângela Marques e a Secretária de Saúde Ana Caroline, promovam atividades voltadas a conscientização e combate ao Aedes Aegypti.
Estamos no outono, voltando a temporada de chuvas e a quantidade de alertas de prevenção ao surto da dengue deve ser redobrada. Olhe seu quintal e as proximidades de sua residência. Verifique se há recipientes abertos que possam armazenar água, evite que isto aconteça recolhendo os entulhos, mantendo caixas de água fechados com tampa adequada, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo; encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas e não jogue lixo em terrenos baldios.
O combate à dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (local onde se acumule água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença. Somente com a conscientização da população em realizar determinadas tarefas, poderão fazer toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue.